Papel Dobradura

 




Para fazer origamis, você terá que utilizar vários materiais e o principal deles é o papel, ele é a matéria-prima básica dessa atividade. Aliás, você sabe o que quer dizer origami? "O significado etimológico dessa palavra é dobrar (ori) e papel (kami). Quando pronunciadas juntas o k é substituído por g", explica a professora do Curso de Origami – Arte da Dobradura de Papéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Você pode comprar papéis das mais diversas cores e texturas, multicoloridos e estampados. De acordo com Eleni Pereira, "não existe um rigor específico na escolha. Entre os mais usados, destacam-se os que possuem uma face branca e outra colorida, pois com eles as dobraduras ganham no visual". Conheça alguns dos tipos de papel mais utilizados, eleja um e comece hoje mesmo a elaborar seus origamis!

Papel japonês – Geralmente é feito artesanalmente empregando técnicas e materiais especiais. Encontramos esse papel em pouquíssimas lojas no Brasil,  é produzido especialmente para fazer origami. Mais macio que os demais, o papel japonês dá um efeito diferente às peças, apresentando várias opções com infinidade de cores e texturas.

Papel espelho – É o segundo papel mais usado. Colorido de um lado, branco de outro, pode ser facilmente encontrado em qualquer papelaria, porém raramente são cortados em tamanhos menores que o padrão (15cm x 15cm).

Papel dobradura – É o papel mais usado para fazer origami, pois como o próprio nome já diz, é próprio para se dobrar. É a melhor alternativa para substituir o papel japonês original.












Referências:

LUCI SILVA. Cursos CPT. 2019. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/noticias/tipos-de-papel-para-origamis-como-fazer-dobraduras-papel-japones-papel-espelho-papel-dobradura>. Acesso em: 21 set. 2021.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caneta Posca

LEOTACK HEXAGÓNO